Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Funcionária chamada de "pica-pau" por chefe não será indenizada

Publicado por Pauta Jurídica
há 4 anos


Trabalhadora chamada de "pica-pau" por gerente de empresa não será indenizada por dano moral. Decisão é da 12ª turma do TRT da 2ª região ao reformar sentença por entender que a conduta do gerente está fora da órbita do dano moral.

A funcionária alegou que foi vítima de assédio pelos superiores da empresa. Segundo a obreira, na ocasião em que pintou os cabelos de vermelho, o gerente a chamou de “pica-pau” na frente de todos os colegas de trabalho. Além disso, teria falado, ironicamente, que “fizeram uma bela obra de arte” em seus cabelos.

A trabalhadora afirmou, ainda, que passou a ser motivo de chacota e se viu obrigada a procurar auxílio médico o qual recomendou à empresa a troca da funcionária de setor.

Em 1º grau, o juiz considerou o depoimento de testemunhas confirmando a versão da funcionária e julgou procedente a condenação por danos morais no valor de R$ 10 mil. Diante disso, a empresa contestou a decisão.

Ao analisar o caso, o desembargador, relator Marcelo Freire Gonçalves, entendeu que o gerente não submeteu à autora tratamento degradante e humilhante a ponto de configurar o assédio moral passível de indenização.

“Incabível o deferimento de indenização por dano moral por simples melindre, contrariedade ou pequenas mágoas e, uma vez ausente os elementos essenciais para a caracterização da responsabilidade civil, inexistente a obrigação de indenizar por parte da recorrente.”

O relator ressaltou que mero dissabor, irritação ou sensibilidade exacerbada estão fora da órbita do dano moral, sob pena de banalizar e dar ensejo a ações judiciais em busca de indenizações pelas mais triviais insatisfações.

“Não se olvide que o dano moral não pode ser confundido com dissabores comuns, derivados do risco inerente aos contatos sociais pois, se assim não fosse, as relações interpessoais quotidianas se tornariam inviáveis, ante os mais variados conflitos oriundos das diferenças culturais, sociológicas e econômicas da sociedade contemporânea.”

Por esses fundamentos, o colegiado decidiu por unanimidade excluir a condenação de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.

Protocolo: 1000660-29.2016.5.02.0262

Veja o acórdão na íntegra.

(Fonte: Migalhas)


📰 Veja também:

Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS sem esquecer de nenhum tópico importante!

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1560
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionaria-chamada-de-pica-pau-por-chefe-nao-sera-indenizada/814043152

Informações relacionadas

Mary Zacchi, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contestação Trabalhista

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Depois que patrocinei um processo em que meu cliente era constantemente xingado de "trouxa" e "ladrão", e o tribunal entendeu que ele não se importava porque trabalhou no local por 3 anos, e desta forma estava "acostumado" com o xingamento, eu não duvido mais de nada. continuar lendo

Uma aberração esse caso que você citou.

Pior que existem muitos casos em que a vítima leva a pior. continuar lendo

Que coisa mais triste! Lamentável! continuar lendo

Eu particularmente acho um absurdo essa decisão do colegiado! continuar lendo

Concordo Bruna, infelizmente os Tribunais tem achado situações vexatórias a trabalhadores coisas normais do cotidiano. Nojo! continuar lendo

É evidente que a decisão é absurda!!!

O dano moral está manifestamente caracterizado.

Algum magistrado aceitaria ser chamado por apelido depreciativo durante uma audiência ou em uma palestra, congresso? continuar lendo

Minha namorada até os vinte e poucos anos era "Tocha Olímpica" pelo mesmo motivo. Até o e-mail dela é tocha olímpica porque ela até gostou do apelido.

Eu não falo nada do cliente, mas o cabeleireiro eu chamo de pombo. continuar lendo

Só atualizando...
Ao contrário do que entendeu a 12ª Turma do Tribunal Regional de São Paulo, o TST reformou a decisão, conforme acórdão divulgado em 14.02.2020 nos autos 1000660-29.2016.5.02.0262 e restabeleceu a indenização fixada pelo juiz de origem.
Portanto a trabalhadora será indenizada por ter sido ofendida e constrangida no ambiente de trabalho. continuar lendo