jusbrasil.com.br
20 de Fevereiro de 2020

Procurador pede afastamento do cargo de Ouvidor-Geral do MPPA após fala racista em palestra

Pauta Jurídica
Publicado por Pauta Jurídica
há 3 meses


O procurador de Justiça Ricardo Albuquerque pede afastamento do cargo de Ouvidor-Geral do Ministério Público do Pará (MPPA) nesta quinta-feira (28). O pedido foi homologado durante a reunião do colégio de procuradores do Ministério Público realizada nesta manhã. Na ocasião também foi aberto um procedimento para a apurar a conduta de Ricardo Albuquerque à frente do cargo. A decisão foi tomada depois da repercussão das declarações recentes feitas por ele, e que ganharam as redes socais.

Ricardo Albuquerque se envolveu em uma polêmica na última terça-feira (26) ao dizer em uma palestra para estudantes do curso de Direito que o "problema da escravidão no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar".

No encontro, Albuquerque ainda disse que "não acho que nós tenhamos dívida nenhuma com quilombolas. Nenhum de nós aqui tem navio negreiro". O procurador divulgou em nota enviada pelo MPPA que conversou com estudantes de uma faculdade particular de Belém a respeito das atribuições do Ministério Público em comparação com os Estados Unidos, onde os direitos civis são defendidos pelas ONGs.

Durante à sessão que definiu o afastamento de Ricardo Albuquerque do cardo de Ouvidor-Geral, movimentos sociais protestavam em frente à sede do Ministério Público do Pará.

O MPPA informou em nota que repudia o teor do áudio e afirma que ele reflete somente a opinião pessoal do procurador. A instituição disse que tem trabalhado para assegurar a implementação de políticas públicas para garantir às populações negras e indígenas a efetivação da igualdade de oportunidades. O órgão ainda reafirmou que não compactua com qualquer preconceito ou discriminação a grupos vulneráveis da sociedade.

(Fonte: G1)


📰 Veja também:

O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

Aprenda todos os detalhes de como entrar de forma correta com a Ação de Correção do FGTS...

Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso só demonstra que nunca estudou história. Agora me pergunto como ele passou num concurso público de Procurador? continuar lendo

Pediu afastamento ou foi gentilmente afastado? O importante no serviço público é cuidar do próprio público. continuar lendo