Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Avança lei que obriga bancos a oferecerem fechamento de conta pela internet

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


Uma nova medida pode facilitar a vida de quem tem uma conta esquecida em banco. O Projeto de Lei nº. 9664/18 prevê que instituições financeiras sejam obrigadas a oferecer opção de encerramento de conta via internet. O documento foi aprovado nesta quinta-feira (12) pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

O texto é voltado para clientes de conta poupança e de depósitos à vista. Usuários só podem, hoje em dia, fechar uma conta online que já fora aberta também pela internet.

O projeto também prevê que bancos podem negar esta movimentação, se o cliente estiver em débito com a instituição. Caso seja aprovada e passe a valer, os bancos terão dois anos para se adequarem à nova regra. O descumprimento poderá resultar em penalidades que vão desde multa até cassação da autorização para funcionamento.

Com a aprovação da Comissão de Finanças e Tributação, o texto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto roda em caráter conclusivo, o que quer dizer que não há a necessidade de apreciação pelo Plenário da Câmara para ser aprovado.

Caso haja divergência entre as comissões, o texto perde este caráter e precisa ser votado pelos deputados. O documento também será analisado pelo Senado e depois precisa de sanção presidencial para passar a valer.

(Fonte: Agência Câmara)


📰 Veja também:

Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

Petições Imobiliárias 2019 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações191
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/avanca-lei-que-obriga-bancos-a-oferecerem-fechamento-de-conta-pela-internet/757194673

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)