Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

OAB participa da assinatura de acordo que visa evitar superendividamento de aposentados

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


O presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB Nacional, Chico Couto, participou da cerimônia de assinatura de um acordo entre o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a Secretaria Nacional do Consumidor. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (24), no Ministério da Justiça.

Pelos termos, bancos e instituições financeiras devem respeitar o prazo de 90 dias após a concessão da aposentadoria para oferecer empréstimo consignado ou cartão de crédito a idosos, de modo a evitar o superendividamento. Couto será o representante da OAB no grupo de trabalho interinstitucional que debaterá o tema.

“Esse acordo de cooperação técnica representa uma defesa ao segurado da Previdência Social, em especial ao idoso. Neste sentido, tem enorme importância o grupo de trabalho do qual a OAB fará parte. Devido ao número excessivo de reclamações por parte dos segurados e da necessidade de reeducação dos mesmos, a medida vem em boa hora”, apontou Couto.

O secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luciano Timm, afirmou que a longo prazo o acordo deve corrigir irregularidades. “Há um número crescente de reclamações sobre a manipulação indevida de dados creditícios de consumidores e a oferta abusiva de crédito consignado. O trabalho em parceria visa resolver isso”, disse.

Para o presidente do INSS, Renato Vieira, não há como fechar os olhos para as mais de 74 mil reclamações sobre o problema. “Faz-se necessária uma conversa transparente entre INSS e segurados para reconhecer que há falhas. Isso representa a busca por uma decisão estruturada para as demandas”, adiantou.

Na ocasião, representantes do Banco Central do Brasil e da Secretaria Nacional do Consumidor também assinaram um acordo para promover ações conjuntas de proteção e defesa do consumidor. Também estiveram presentes à solenidade o secretário Nacional da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e o membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, Lindojon Bezerra.

(Fonte: Conselho Federal)


📰 Veja também:

Petições Imobiliárias 2019 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

Curso Completo 100% Online de Processo Civil 2019 a melhor banca de processualistas do País.

Prática Previdenciária de Sucesso - Traz diversas soluções fundamentadas na lei e outras normas para os principais problemas enfrentados no dia a dia da advocacia previdenciária

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores551
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações205
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-participa-da-assinatura-de-acordo-que-visa-evitar-superendividamento-de-aposentados/736051264

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)