Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Bolsonaro retifica decreto e autoriza porte para todos advogados

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


O presidente Bolsonaro retificou o recente Decreto sobre armas, para incluir expressamente a autorização do porte de armas para os advogados, classificando a profissão, como atividade de risco.

O Prof. Luiz Flavio Borges D’Urso, advogado criminalista e ex-presidente da OAB/SP por três gestões, considera essa autorização um equívoco: “Em que pese eu ser contra a proliferação de armas e seus portes no Brasil, há um argumento que me parece preocupante, é a ausência de uma reflexão sobre o sistema como um todo, pois tudo se interliga e traz consequências.”

D’Urso explica: “Trata-se desse movimento para acabar com o exame de ordem. Esse exame aplicado pela OAB aos bacharéis em Direito, condiciona a sua aprovação, para que o bacharel se torne advogado. Caso essa proposta para acabar com esse exame seja aprovada (o que seria um absurdo com enorme prejuízo ao cidadão), todos os diplomados por uma faculdade de Direito, de bacharéis, passariam automaticamente à condição de advogados. Ora, temos hoje no Brasil, pouco mais de um milhão de advogados. Caso o exame de ordem seja extinto, imediatamente, passaríamos a ter no Brasil, perto de quatro milhões de Advogados.”

O professor adverte sobre o impacto disso no porte de armas: ”Diante da posição governamental, de se autorizar o porte de arma para os advogados, creio que não se levou em conta a quantidade de Advogados em potencial, que teríamos no país, caso o exame de ordem fosse extinto. O impacto é enorme e assustador.”

D’Urso, que também é Mestre e Doutor pela USP, conclui: “Enfim, sinceramente, não acredito que armar os advogados e uma legião de brasileiros, em massa, resulte em redução da criminalidade no país.”

(Fonte: Luiz Flavio Borges D’Urso)


📰 Veja também:

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

O MATERIAL COMPLETO PARA CORREÇÃO DO FGTS possui modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações571
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-retifica-decreto-e-autoriza-porte-para-todos-advogados/715000245

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A questão é não deixar o exame da ordem acabar e não retirar o direito dos advogados de ter o porte de armas. continuar lendo