Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Pessoa com surdez moderada pode concorrer nas vagas destinadas a candidatos com deficiência

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito para que portadora de deficiência auditiva moderada e bilateral concorra às vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência no concurso público promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para o cargo de agente comercial.

Em seu recurso ao Tribunal contra sentença que garantiu o direito de reinclusão da autora na lista de aprovados do certame nas vagas destinadas aos portadores de deficiência, a ECT sustentou que a perícia judicial concluiu, a partir da análise de exame realizado na autora, pela inexistência de deficiência auditiva nos termos descritos pelo Decreto nº 3298/99.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Souza Prudente, destacou que deve ser levado em consideração as opiniões de médicos especialistas juntadas aos autos, os quais, à unanimidade, reconhecem que a perda auditiva da autora classifica-se como moderada e bilateral.

“O grau moderado da deficiência auditiva é relevante porque, na redação anterior do art. do Decreto nº 3298/99, considerava-se surdez moderada a perda auditiva de 41 a 55 decibéis. O patamar inferior desse intervalo é justamente o nível mínimo exigido, pela redação atual, para caracterizar o candidato como portador de deficiência auditiva. Ainda que essa redação anterior já esteja revogada, serve de parâmetro de razoabilidade no presente caso”, concluiu o magistrado.

Diante do exposto, a Turma, de forma unânime, entendeu que a deficiência auditiva moderada e bilateral da candidata atende aos parâmetros exigidos pelo Decreto nº 3298/99 para que ela concorra às vagas reservadas em concursos públicos para candidatos portadores de deficiência.

Processo nº: 0049223-53.2011.4.01.3400/DF

(Fonte: TRF1)


👍 Gostou? Recomende e compartilhe o conhecimento!

📰 Veja também:

Curso de Atualização Processo Civil com 60 aulas divididas em 4 módulos de 15 aulas. No curso você vai encontrar nomes como: Arruda Alvim, Bruno Garcia Redondo, Teresa Arruda Alvim Wambier ...

Os segredos da oratória jurídica o curso para advogados e estudantes de direito...

Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word...

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações330
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pessoa-com-surdez-moderada-pode-concorrer-nas-vagas-destinadas-a-candidatos-com-deficiencia/665400934

Informações relacionadas

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 5 anos

DECISÃO: Pessoa com surdez moderada pode concorrer nas vagas destinadas a candidatos com deficiência

Ana Cristina G. Leal, Advogado
Notíciashá 8 anos

TRF3 confirma nomeação de funcionário dos correios eliminado de concurso por perda auditiva leve

TRF3 CONFIRMA NOMEAÇÃO DE FUNCIONÁRIO DOS CORREIOS QUE HAVIA SIDO ELIMINADO DE CONCURSO POR PERDA AUDITIVA LEVE

Ministério Público Federal
Notíciashá 6 anos

MPF/MG: UFMG acata recomendação e altera edital de concurso para área administrativa

Contramestre consegue anular decisão fundamentada em documento a que não teve acesso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)