Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Concedida aposentadoria por idade híbrida a trabalhadora que comprovou atividade rural e urbana

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos



Por entender que a situação apresentada por uma segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se amoldaria mais à aposentadoria por idade híbrida, ou seja, benefício destinado aos segurados que comprovarem atividade rural e urbana, a 1ª Câmara Regional Previdenciária da Bahia (CRP/BA) alterou a modalidade do benefício concedido à autora em primeira instância.

De acordo com a sentença, a segurada conseguiu comprovar os requisitos necessários para a concessão do benefício de aposentadoria por idade como trabalhadora rural. Mas, diante da decisão, o INSS recorreu ao Tribunal alegando que a aposentada não teria direito ao benefício, pois, de acordo com Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), ela exerceu atividade urbana na condição de empregada doméstica.

Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Valter Leonel Coelho Seixas, destacou que “os vínculos constantes nos extratos do CNIS impedem o reconhecimento da qualidade de segurado especial de maneira contínua, verificando-se que a situação da promovente mais se amolda ao quanto consignado no artigo 48, parágrafo 3º, da Lei nº 8.213/91, isto é, faz jus à aposentadoria híbrida, completados os 60 anos de idade”.

Quanto ao termo inicial do benefício, o magistrado ressaltou que deve ser mantido na data do requerimento administrativo (01/11/2012), visto que naquela data a autora já havia implementado os requisitos necessários à concessão do benefício.

Aposentadoria por idade híbrida – Criada pela Lei nº 11.718/08 (que alterou a Lei 8.213/91), a aposentadoria híbrida é uma modalidade de aposentadoria por idade que se diferencia pela possibilidade de somar tempo de atividade urbana e rural, independentemente da ordem das atividades, na contagem da carência do benefício, destinada ao trabalhador rural e urbano, quando completados os 65 anos de idade, se homem, e 60 anos, se mulher.

Para a concessão do benefício, além do requisito da idade, o segurado deverá ter completado 15 anos de carência, ou seja, comprovar 15 anos de trabalho rural, por meio de documentos, como por exemplo, certidão de casamento, histórico escolar de escola rural, título eleitoral, recibos, além de testemunhas, e de trabalho urbano através contribuições ao RGPS.

Processo nº: 0021562-89.2016.4.01.9199/MT

(Fonte: TRF1)


👍 Gostou? Recomende e compartilhe o conhecimento!

📰 Veja também:

O Curso Prático em Testamento Vital, descubra as vantagens e benefícios de um mercado que cresceu 700% nos últimos 5 anos e se torne uma referência no assunto...

Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word...

Carregador de Celular Portátil, não fique sem bateria, nos Fóruns, Reuniões, Diligências...

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores550
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações312
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concedida-aposentadoria-por-idade-hibrida-a-trabalhadora-que-comprovou-atividade-rural-e-urbana/657404974

Informações relacionadas

Ferreira Diego, Advogado
Artigoshá 9 anos

Aposentadoria por idade híbrida

Fernanda Quadros, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quando é preciso indenizar período rural para aposentadoria?

Contexto Jurídico
Notíciashá 10 anos

Aposentadoria por idade híbrida beneficia trabalhadora rural

João Beltrão e Advogados , Advogado
Notíciashá 9 anos

Direito previdenciário. aposentadoria por idade híbrida.

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Petição de Aposentadoria por Idade Híbrida.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu gostaria de saber senhor alessandro manduca continuar lendo

Eu gostaria de saber senhor alessandro manduca é prosetado continuar lendo

Eu gostaria de saber senhor alessandro manduca é prosetado pro ISSN continuar lendo