Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJRS - Laboratório vai indenizar cliente que teve resultados de exames violados

Publicado por Pauta Jurídica
há 5 anos


Dano moral foi reconhecido a uma cliente do Weinmann Laboratório LTDA., por violação aos dados de exame clínico. A indenização foi fixada em R$ 4 mil.

A cliente ingressou na Justiça depois de perceber que a senha do seu perfil no site da empresa - por onde são informados os resultados dos exames - havia sito alterada consentimento. Ela foi avisada por e-mail.

Já no transcorrer da ação, afirmou ao juiz responsável que a troca da senha fora obra de sua ex-sogra. "Até hoje eu sofro por isso", disse, ao explicar que o resultado do exame foi usado para ameaçá-la. O teste detectara sífilis.

Exposição indevida

"O simples fato de a autora ter sua intimidade exposta a terceiros, por culpa da ré, já é situação gravosa o suficiente para gerar dano moral indenizável", afirmou o Juiz de Direito Paulo César Filippon na decisão, sobre a culpa do laboratório.

Considerou que "a exposição não autorizada da intimidade - e, sem dúvidas, o resultado de exames médicos faz parte do âmbito íntimo da pessoa - é violação de direito hábil, por si só, a ensejar abalo psicológico, agravado pela situação particular de debilidade da autora".

A defesa da empresa sustentou que não houve violação de sistema e, se a senha e os dados de identificação foram modificados, foi porque foram solicitadas e confirmadas as informações constantes nos documentos pessoal de identificação.

O magistrado entendeu diferente. "A empresa ré não logrou demonstrar que o seu sistema de informações é íntegro e seguro", concluiu, com base em depoimento dando conta de que apenas com um telefonema para a central e a confirmação de dados pessoais é possível alterar a senha

"Ademais, verifica-se que a mensagem constante no e-mail enviado pelo réu à demandante, apenas a cientifica de que sua senha fora alterada, sem qualquer pedido de confirmação ou conferência", acrescentou.

Cabe recurso da decisão.

(Fonte: TJ-RS)



👍 Gostou? Recomende e compartilhe o conhecimento!

📰 Veja também:

O FÓRMULA DE PETIÇÕES foi especialmente desenvolvido para que você tenha Alta Produtividade e Obtenha Mais Êxito em Suas Ações...

Fone de Ouvido Sem-Fio - Bluetooth Powerlast® - ORIGINAL, ótimo para estudar sem se preocupar com o barulho...

Carregador de Celular Portátil, não fique sem bateria, nos Fóruns, Reuniões, Diligências...

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores551
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações996
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-laboratorio-vai-indenizar-cliente-que-teve-resultados-de-exames-violados/656404177

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nada mais justo! continuar lendo

Se a pessoa não tiver direito nem a ter o sigilo dos resultados de seus exames, sigilo não parece ser um direito individual importante (só é importante quando a autoridade quer encrencar...). continuar lendo