Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Presidente da República xinga presidente do TSE de "idiota" e "imbecil"

Publicado por Pauta Jurídica
há 3 anos


"Eleição vai haver, eu garanto", disse nesta sexta-feira (9/7) o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a mais um ofensa proferida pelo presidente Jair Bolsonaro contra as instituições da República.

Chamado de "idiota" e "imbecil" por Bolsonaro durante encontro com fãs de cercadinho pela manhã, em Brasília, o também ministro do Supremo Tribunal Federal disse ao colunista Josias de Souza, do UOL , que não pode "parar para bater boca".

No fim da tarde de hoje, o TSE divulgou uma nota oficial do ministro Barroso. Clique aqui para ler.

"A fraude está no TSE, para não ter dúvida. Isso foi feito em 2014", declarou o mandatário, repetindo a acusação infundada de que o então candidato Aécio Neves (PSDB) teria vencido o pleito contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A afirmação de Bolsonaro foi contestada pelo próprio Aécio, que disse não acreditar que tenha existido fraude naquela eleição.

Na quinta, o ministro Gilmar Mendes, em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, disse: "A prova inequívoca de que não houve fraude foi a eleição de Jair Bolsonaro. Ele não era o candidato do establishment".

O presidente tem feito repetidas ameaças contra as eleições, numa radicalização de discurso que coincide com pesquisas de opinião que apontam o aumento de sua rejeição e o favoritismo de Lula em 2022.

O tom grosseiro das declarações de hoje foi o mesmo do de ontem em sua transmissão semanal pela internet, quando disse que não responderia ao pedido de explicações da CPI da Covid sobre supostas irregularidades no contrato de aquisição da vacina indiana Covaxin. "Caguei. Caguei para a CPI. Não vou responder nada", disse.

Sobre o imbróglio da CPI nesta semana, o youtuber Felipe Neto criticou o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, que reiterou ameaças à comissão após o senador Omar Aziz (PSD-AM) fazer críticas sobre o envolvimento de militares em denúncias de irregularidades acerca da gestão da pandemia do novo coronavírus.

"Prezado brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior. Vai ameaçar a puta que pariu, babaca. Pare de envergonhar as Forças Armadas, tome vergonha nessa tua cara e lembre-se que você trabalha pra gente, não o contrário", disse no Twitter.

Nesta sexta, o PSDB declarou, em uma publicação feita nas redes sociais, que discordâncias políticas são "até salutares" na democracia, mas que as atitudes recentes do presidente Jair Bolsonaro contra os opositores envergonham o país.

Em nota, o grupo Prerrogativas, que reúne juristas, advogados, professores, pareceristas e ex-membros do Ministério Público, prestou solidariedade ao ministro do STF e presidente do TSE. "Se ele [Bolsonaro] não consegue se comportar a altura da função para a qual foi eleito ou satisfazer minimamente os compromissos que jurou cumprir perante a nação brasileira, é necessário que seja democraticamente afastado do seu mandato. Basta! Impeachment já!"

Leia abaixo a nota do Grupo Prerrogativas:

"Solidariedade ao ministro Barroso

Ao injuriar, no dia de hoje, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, o presidente da República mostra não só o seu desprezo pelo Poder Judiciário, mas também o seu desequilíbrio e o seu destempero.

Não bastasse ter utilizado ontem palavras de baixo calão para dizer que não apresentaria nenhuma explicação à Comissão Parlamentar de Inquérito sobre fatos que lhe são diretamente imputados acerca das graves denúncias que assolam o seu governo, agora, de modo desatinado e desqualificado, atinge a honra de um ministro da nossa Suprema Corte.

Novamente incorre em crime de responsabilidade.

É necessário que as nossas instituições e a nossa sociedade reajam a esse tipo de conduta destemperada, demonstrando que ofensas às nossas instituições e aos seus membros são intoleráveis.

Nunca a história brasileira, mesmo em seus dias mais sombrios, viveu algo parecido. Um presidente da República que não respeita as instituições, que rasga diariamente a Constituição que jurou cumprir, e ameaça a democracia, não pode mais permanecer um dia sequer no exercício do seu mandato.

Até quando as nossas instituições não reagirão a esse tipo de comportamento insano que expõe a nossa imagem perante o mundo? Até quando haverá complacência com a falta de compostura e de razoabilidade daquele que ocupa a Presidência da República? Até quando haverá a conivência com mais de meio milhão de mortes de brasileiros e brasileiras?

Quem não se dá ao respeito não se faz respeitar. É necessário que as instituições democráticas exijam respeito daquele que exerce a presidência da República. E se ele não consegue se comportar a altura da função para a qual foi eleito ou satisfazer minimamente os compromissos que jurou cumprir perante a nação brasileira, é necessário que seja democraticamente afastado do seu mandato.

Basta! Impeachment já!

(Fonte: Conjur)


📰 Veja também:

O Melhor Curso de Atualização do Processo Civil 2021 - Os melhores processualistas país em um Curso 100% Online com diversos benefícios!

Petições de Trânsito 2021 - Receba 01 Modelo Grátis!!

Combo 30 MIL petições - Cível, Trabalhista, Criminal, Previdenciário, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Tributário, Comercial, Administrativo, entre outras.

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores551
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações204
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-republica-xinga-presidente-do-tse-de-idiota-e-imbecil/1244971953

Informações relacionadas

Rogério Silva, Teólogo
Notíciashá 3 anos

Cientistas descobrem genes associados à violência

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Vídeo com decapitação de jornalista gera polêmica no YouTube

Douglas Figueiredo, Advogado
Artigosmês passado

Proprietário: Descubra seus Direitos sobre seu Imóvel!

Cientistas descobrem porque bandos de aves voam em V

Keitty Soares, Estudante de Direito
Artigoshá 2 meses

Atuação das organizações criminosas dentro dos presidios

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

porque o medo do voto impresso e auditável acho que há um jogo de interesse muito forte quem pensa contrário. continuar lendo

O Bolsonaro consegue ser infantil demais, nem parece que é um idoso na presidência, mas sim um garoto que não possui o mínimo de capacidade no exercício da função, não gosto do PT, mas é de se considerar que nem mesmo o analfabeto, saia por ai proferindo xingamentos a qualquer que fosse contra seus ideais. continuar lendo

Se o juiz quer governar ou legislar deve abdicar o seu trabalho de juiz, deve ser respeitado a separação de poderes ninguem pode interferir na competencia do outro continuar lendo

Findos os tempos de dos maiores marcos negativos de uma Política baseada em achismos e ofensas ao Estado Democrático de Direito.
"O povo brasileiro se cansou". continuar lendo